A adopção do Quadro Interactivo pelos professores de matemática do 3.º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda

Autores

  • Cristina Vicente
  • Nuno Melão

Palavras-chave:

Educação, tecnologias de informação e comunicação, informática na educação, quadro interactivo

Resumo

"Nos últimos anos, em Portugal, as autoridades educacionais, as escolas e os professores têm manifestado um interesse crescente na utilização de Quadros Interactivos na esperança de aumentar o desempenho académico dos alunos. Contudo, apesar de o ritmo de introdução desta tecnologia educativa na sala de aula ter vindo a aumentar progressivamente, têm sido publicados poucos estudos que investiguem as práticas da sua introdução e utilização. Este estudo investiga através de uma estratégia de estudo de caso múltiplo a adopção do Quadro Interactivo por professores de Matemática em cinco escolas com o 3.º Ciclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. Os resultados mostram que a introdução dos equipamentos foi efectuada na maioria dos casos sem qualquer planeamento, tendo a formação inicial sido conduzida entre professores. Os equipamentos ainda não são utilizados pela maioria dos professores e aqueles que os utilizam é com pouca frequência e ainda não aproveitam a totalidade das suas potencialidades. Assim, são descritos os principais obstáculos e factores chave de sucesso à sua utilização, bem como as expectativas dos professores em relação aos quadros interactivos. Este estudo pretende contribuir para uma reflexão que potencie uma utilização mais eficaz desta tecnologia educativa.
--
Palavras-chave: Educação, tecnologias de informação e comunicação, informática na educação, quadro interactivo
--
VICENTE, Cristina & MELÃO, Nuno (2009). A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.2 (2); pp. 41-57, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Vicente, C., & Melão, N. (2022). A adopção do Quadro Interactivo pelos professores de matemática do 3.º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(2), 41–57. Obtido de https://eft-edu.com/index.php/eft/article/view/56

Edição

Secção

ARTIGOS